sexta-feira, 20 de junho de 2014

Repetições e um pouco de Linguística Chomskyana



Já pensou quantas vezes falamos as mesmas coisas? E quantas palavras falamos que já foram faladas? E quantas vezes foram ditas? Como estudante de letras tem uma cadeira chamada linguística onde estudamos a linguagem verbal humana – Saussure. E dentre esse campo tem outro subcampo chamando biologia e linguística –gerativismo – estudando por Chomsky (procurem no google) onde fala-se muito sobre como dizemos as palavras, como elas se formam na cabeça (mente) das pessoas e como as aprendemos a dize-las.
Por exemplo, um dos estudos de Chomsky, o pressuposto do inatismo, é que fala que a todos os grupos humanos, todos os lugares e independentes de sua cultura, falam uma língua natural e que o conhecimento da linguagem é uma propriedade humana e não da sua criação do cultural – isso é quer dizer que falamos querendo ou não querendo.
 Outro estudo é que o fato todas as línguas no mundo, existentes, vivas ou mortas tem o mesmo grau de complexidade (basicamente os mesmo números e regras de qualquer outra).
E tem também a rapidez com que uma criança aprende a falar, isso discorre a partir de 18 a 24 meses de vida, mas é claro que a criança tem que está exporta a alguma língua.
 Principalmente quando as pessoas são crianças e ficam exportas a alguma língua é que a repetição de palavras são mais evidentes. São muitos “as” e “os”. Esses são chamados de “input” e “output” – quando as crianças aprendem algumas palavras novas, mas reproduzem de maneira diferente.

Mas deixando a ciências da linguística de lado, quero saber as palavras que mais repetimos na vida. Só nesse texto devo ter repetido a palavras “palavras” umas quatro vezes e só parei para contar agora. Eu tenho um pequeno mecanismo no meu cérebro as vezes manda um sinal invisível para uma outra parte do meu cérebro – responsável pela fala (uma Afasia – falarei em outro texto), de que eu estou falando demais. Mas esse sinal fica mais forte e desgastado quando eu falo muito uma palavra.
Mas estou interessado em saber quais são as palavras que você diz e repete. Seria amor? Fome? Sono? Todas essas palavras são necessidade humanas, então devo entender que tudo que sai das bocas humanas são necessidades humanas? Mas e quanto às palavras? Seria dinheiro? Poder? Gloria? Quais as palavras que mais repetimos na vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário